Vinheta 2: sintonize
Vinheta 1: abertura
Reunião de pais
Campeonato brasileiro de futebol
Visita a Rádio Planalto- Alunos do 8º ano
![]() |
Vivenciando |
![]() |
Alunos entrevistando o radialista Natalino Junior |
![]() |
No ar... |
Prefeitura municipal de Ji-Paraná
Secretaria municipal de Educação de Ji-Paraná-RO
E.M.E.F. Prof. Irineu Antônio Dresch
Projeto UCA- Um Computador por aluno
Projeto Rádio Escola-2011
APRESENTAÇÃO
O rádio é um meio de comunicação amplamente difundido em nosso país, que pode informar entreter e educar. Mesmo em tempos modernos ele continua presente na vida dos indivíduos, seja nos aparelhos convencionais ou nos potentes aparelhos celulares, ou ainda na Internet que muda a dinâmica do rádio ganhando espaço no meio virtual.
Aproximar as ações educacionais das linguagens midiáticas, como a radiofônica, passa a ser uma questão importante para a formação do educando. Nesta perspectiva o projeto rádio escola é uma proposta de trabalho coletiva, projetado, articulado e coordenado pelos professores, envolvendo os demais membros da equipe escolar ,buscando criar um espaço comunicativo, considerando a necessidade que o individuo tem para expressar suas ideias, aptidões, sentimentos e apreender novos conhecimentos .
Visa também promove o protagonismo do aluno, autoria dos envolvidos e situações de trabalho cooperativo. Envolve recursos digitais, com o uso do laptop do projeto UCA, favorece ainda aprendizagens no âmbito do letramento digital, como habilidades de pesquisa na Internet, e utilização da mídia informática, com programa de gravação de áudio disponível no laptop educacional.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar e sensibilizar os alunos do seu papel na comunidade, além de promover lazer, cultura, interação social, adequar a linguagem do rádio ao público-alvo estimular a influência da leitura oral, desenvolvendo a pratica de pesquisas e trabalhos em grupo, fazendo entender o valor e o espírito de companheirismo, que trará como consequência o pleno desenvolvimento do potencial humano, cumprindo assim, a função social inerente à escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Inserir o aluno na real situação do ato da comunicação;
· Desenvolver habilidades no uso do laptop educacional do projeto UCA, utilizando as ferramentas do programa de edição de áudio, “Audacity”;
· Instigar à pesquisa e a elaboração de roteiros para programações a serem executadas, com auxilio do Laptop;
· Promover a comunicação no espaço escolar de forma aberta e transparente;
· Divulgar atividades e eventos a todos os frequentadores da escola;
· Divertir a todos com anedotas, piadas, músicas alegres, dançantes e com letras que tenham mensagens significantes;
· Mostrar ao educando a importância dos meios de comunicação, a variedade linguística e seus valores;
· Descobrir os vários talentos ocultos no âmbito escolar;
· Despertar desenvolvimento intelectual, com possibilidades profissionais futuras.
ETAPAS DE REALIZAÇÃO DO PROJETO
· Executar um programa inaugural, apresentado pelas professoras coordenadoras, relatando as etapas do projeto;
· Promover concurso para escolha do nome da rádioescola;
· Realizar oficina para apresentação do projeto e manuseio do equipamento e programa de gravação;
· Dividir grupos;
· Criar cronograma com escala da turma responsável pelos programas e professor responsável pela turma programa.
· Discutir com o grupo os assuntos a serem apresentados;
· Pesquisar sobre o assunto escolhido;
· Elaborar roteiro de apresentação do programa;
· Gravar programa a ser apresentado, observando tempo limite
(15 minutos).
· Elaborar cronograma com dias e horários que o programa irá ao ar. (observando o grupo responsável e assunto a ser apresentado)
PÚBLICO ALVO: toda comunidade escolar.
EXECUÇÃO: professores e alunos do 1° ao 9º ano
CRONOGRAMA
Març
|
Abr.
|
Maio
|
Junh
|
Julh
|
Ag.
|
Set.
|
Out.
|
Nov.
|
Dez.
| |
Elaboração
do projeto
|
x
| |||||||||
Programa
inaugural
|
x
| |||||||||
Concurso
escolha do
nome
|
x
| |||||||||
Oficina
com envolvidos no projeto
|
x
|
x
|
x
| |||||||
Assuntos a serem apresentados
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
| |
Gravação dos programas
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
| |
Apresentação
dos
Programas
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
AVALIAÇÃO
Será realizada em conjunto com os estudantes, em um bate-papo, pedindo a ajuda de um deles para elaboração do registro dos pontos positivos e negativos nas apresentações, as falhas, dificuldades encontradas por eles, e sugestões ou propostas para os próximos trabalhos.
Além da observação da reação do público alvo, se obteve boa aceitação, envolvimento e significante comunicação entre locutor e interlocutor.
Verificar o rendimento escolar dos envolvidos e ocorrência de melhorias nos conteúdos desenvolvidos no decorrer do projeto.